A Busca Genealógica é o procedimento através do qual se realizam as diligências para que seja possível localizar as informações dos antepassados daqueles Cidadãos que buscam obter a NACIONALIDADE.

Este tipo de procedimento é realizado junto aos vários órgãos do Estado Português e por vezes até mesmo no Brasil, tendo sempre em vista a obtenção de informações sobre os interessados que possam de uma ou outra forma, demonstrar os vínculos e laços familiares.

Notadamente, não basta a informação de que “seu antepassado é português”, ou ainda, “de que seu sobrenome/apelido” é português.

Em um processo em que se visa obter a nacionalidade, imprescindível demonstrar toda a “árvore genealógica” que parte da pessoa do interessado e vai regredindo até o cidadão originário, ou seja, aquele que pode transmitir a nacionalidade pretendida.

Por vezes, de posse de todos estes documentos e informações, necessário ainda realizar um procedimento judicial que visa retificar muitas das informações constantes da documentação que se tem posse, notadamente nomes, datas de nascimento, casamento, óbito, locais de nascimento e falecimento entre outros dados que possam ser tidos como imprescindíveis para a demonstração dos laços familiares.